• Dr. Rodrigo Barbosa

Mitos e Verdades - Hemorroidas



De maneira simplificada, podemos dizer que as hemorroidas são as veias “inchadas” da região anal. Com a finalidade de esclarecer algumas dúvidas e poupa-los das bobagens ditas por aí, trago hoje alguns mitos e verdades sobre o assunto:


Sentar no chão quente” - MITO! A temperatura do local onde você se senta, seja fria ou quente, NÃO influenciará no desencadeamento das hemorroidas. Já o tempo no qual você permanece sentado, poderá fazer com que elas apareçam! Portanto, movimente-se!


Podem ser causadas pela gravidez” - VERDADE! Infelizmente, muitas mulheres grávidas sofrem com esse mal devido ao aumento da pressão abdominal, o que também aumenta a pressão sobre os vasos sanguíneos pélvicos (incluem as veias da região anal). Porém, vale ressaltar que com o manejo correto da alimentação, as chances disso acontecer diminuem.


É coisa de velho”- MITO! Apesar da idade aumentar o risco, pode acometer qualquer um, em qualquer idade. Indivíduos constipados, com diarreia crônica ou aqueles que fazem muita força ao evacuar, esses sim tendem a formar hemorróidas com maior frequência.


Comer mamão melhora” – VERDADE! Pode parecer bobagem, mas alimentos ricos em fibras ajudam muito aqueles cuja causa da doença é constipação crônica. Dessa forma, ameixa, mamão, pera, nozes, brócolis, alface, dentre muitos outros alimentos ricos em fibras podem ajudar. Além disso alguns alimentos como pão, arroz, café podem também reduzir o ritmo do intestino, o que por sua vez, ajuda aqueles que sofrem de diarreia crônica. O mais importante é uma alimentação saudável e balanceada.


Comer muita pimenta causa hemorroida” – MITO! Não há nenhuma evidência nisso, porém muitas vezes as comidas apimentadas ou exóticas levam muitos temperos diferentes ou muita gordura em seu preparo, o que pode agredir seu trato gastrointestinal a ponto de causar problemas como diarreia, o que favorece o surgimento de hemorroidas.


Hemorroida causa câncer”- MITO. Esse mito foi criado devido ao sangramento, sinal é sintoma comum as essas duas doenças (câncer e hemorroidas), porém não existe nenhuma evidência dessa relação.


Trabalhar sentado causa hemorroida” - VERDADE! Ficar sentado por longos períodos aumenta não só o risco de desencadear hemorroidas, mas também das suas complicações como a trombose hemorroidária! Por isso não fique parado o tempo inteiro! Se possível, tire períodos do seu expediente para se movimentar, comer algum lanche rico em fibras e conversar com colegas.


"Sexo anal dá hemorroidas" - MITO! Muito embora o sexo anal possa trazer algumas complicações as hemorroidas, ele não as causa, a doença hemorroidária propriamente dita é precipitada de esforço evacuatório excessivo de maneira geral. A fricção da relação por sua vez pode causar sangramentos por exemplo para aqueles que já possuem o problema, então, bastante lubrificação!


Para mais informações procure seu médico!


#mitoseverdades #hemorroidas #proctologia #drrodrigobarbosa