• Dr. Rodrigo Barbosa

Intestino Preso – como melhorar?


Constipação (o famoso intestino preso) é uma condição que atinge milhares de pessoas, suas vítimas sofrem e passam até por alterações do humor (já ouviu falar em ficar enfezado?). Mas afinal de contas, por que temos isso?

Na maior parte dos indivíduos, essa doença está relacionada a hábitos de vida ruins, como pouca ingestão de líquidos, fibras, gorduras boas, e alta ingesta de alimentos ruins. E sim, ela trás consequências que podem ser sérias ao indivíduo, como hemorroidas, fissuras, e esses mesmos hábitos podem até causar o câncer!


Então deixo aqui algumas dicas para melhorar da constipação:

1.Beba mais água

Os estudos mostram que quanto mais água, melhor! Mas lembre-se de não tomar muito liquido durante as refeições para não ter refluxo!

2. Coma mais fibras

Existem vários tipos de fibra, e cada uma delas tem sua serventia, mas podemos tentar uma receita simples que cabe no seu dia a dia!

Uma ameixa ou mamão no café da manhã, sempre saladas e legumes verdes no almoço ou jantar, essa é uma dica preciosa que cabe na vida do brasileiro!

3. Faça mais exercícios

Os exercícios físicos regulares favorecem o bom funcionamento do intestino. Então não custa tentar uma caminhada algumas vezes por semana se seu intestino anda preguiçoso.

4. Coloque um pouco de azeite!

Sabe sua salada? Adicione diariamente uma colher de sopa de azeite de oliva, a gordura saudável que está ali pode facilitar a formar o bolo de coco, e facilitar também sua saída. Mas cuidado para não exagerar, esse alimento é muito calórico!

5. Tome café!

Sim! O café ajuda no funcionamento do intestino, e ainda tem um pouco de fibras! Só cuidado para não exagerar, pois café demais faz mal pro estômago!

6. Probióticos 

Lactobacilos vivos fortes? Não me refiro a clássica propaganda em si, mas os probióticos como os lactobacilos ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, principalmente naqueles indivíduos que comem cronicamente mal e tem uma flora intestinal ruim (Sabe? Aquelas pessoas que vivem a base de fast food!). Alimentos ricos em probioticos: Iorgutes, Kefir, picles, chás, alguns sucos naturais.

Só peço que por favor, evite ao máximo laxantes, pois os laxantes artificiais de maneira geral fazer o intestino perder seu funcionamento natural ao longo dos anos, sendo assim te fazer MUITO mal!  Um nutricionista poderá te ajudar a encontrar o melhor perfil alimentar para o seu dia a dia!

Se seu caso for muito grave (fica vários dias sem ir ao banheiro), não procure a farmácia, procure um médico!


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