Cirurgias para Hemorroidas

Já falamos previamente sobre o que são as veias inchadas do reto (hemorroidas), e como melhorar delas sem  ter que operar, porém muitos pacientes mantém o sangramento, o incomodo ou tem suas hemorroidas para “fora”(prolapso), logo precisam ser operados.

Vamos falar um pouco sobre os procedimentos que podem ser executados para tratar sua hemorroida.

Cirurgias com anestesia

Hemorroidectomia:

Procedimento mais consagrado para o tratamento, porém é uma cirurgia “de corte”, ideal para hemorroidas mais graves.

Pros: Melhor resultados a longo prazo para tratamento das hemorroidas, pois retira o vaso sanguíneo , e chance da retomada dos sintomas é menor.

Contras: **Dor no pós-operatório**, devido ao corte utilizado, além disso a recuperação é mais lenta pois depende da cicatrização.

PPH (Procedimento para Prolapso e Hemorroidas):

A hemorroidectomia é interna por um grampeador mecânico.

Pros: Melhora dos prolapsos (saída do conteúdo de dentro do reto para fora), menor dor no pós-operatório (algumas vezes até indolor),  recuperação mais rápida as atividades normais.

Contras: Maior custo,  indicação restrita, maior chance de recidiva da doença hemorroidária do que a cirurgia clássica.

THD (*do inglês: Desarterização Hemorroidária Transanal):

Usa um ultrassom para localizar a “fonte” da hemorroida, e após localização é feita a ligadura do vaso.

Pros: Pouca ou nenhuma dor no pós-operatório,  resultados satisfatório a longo prazo quando bem indicado.

Contras: alto custo do equipamento,  disponível em poucos lugares,  não indicada para hemorroidas mais graves

Procedimentos no consultório:

Ligadura elástica:

Amarra”a hemorroida com uma banda elástica, fazendo com que o vaso reduza seu tamanho.

Pros: praticamente indolor, pode ser feito no consultório.

Contras: muitas vezes com necessidade de repetir o procedimento para resultados satisfatórios, indicações restritas (não serve para hemorróidas mais graves)

Escleroterapia

Como nas varizes das pernas, consiste em injetar uma substância na veia ocluindoela, fazendo que com que vaso sanguíneo reduza.

Pros: pouco doloroso, pode ser feito no consultório

Contras: resultados a longo prazo incertos, não trata hemorróidas grandes ou graves

Coaguloterapia

Muitos chamam de "hemorroida a laser“, porém  na realidade consiste no uso de calor, frio ou luz infravermelha para retrair a hemorroida e assim trata-las.

Pros: pouco doloroso, pode ser feito no consultório

Contras: resultados a longo prazo incertos, não trata hemorroidas grandes ou graves.

Para finalizar, cada hemorroida tem sua terapia mais adequada, desde tratamento clínico até a cirurgia, a escolha do método cirúrgico deverá ser algo exaustivamente discutido com seu cirurgião, para que no fim de tudo o resultado não seja insatisfatórioe deixe de corresponder a suas expectativas.

2.163 visualizações0 comentário