Refluxo: como o exercício pode ajudar a combater a condição

Doença requer atenção médica e precisa ser devidamente tratada, mas atividade física pode ajudar

É comum encontrar pessoas que sofrem com refluxo frequentemente. No entanto, nem todas sabem exatamente do que se trata, como identificá-lo e combatê-lo.

O proctologista e cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Rodrigo Barbosa, explica que o refluxo é considerado uma doença e a azia só um sintoma. "Existem outros sintomas além da azia como a dor no peito, regurgitação, tosse, rouquidão, pigarro e por aí vai.

Ainda que o refluxo não se relacione com gastrite e úlceras gástricas, Dr. Rodrigo alerta para a necessidade de investigar a doença. Afinal, ela pode ser descoberta por uma análise clinica ou através de exames específicos.

Como amenizar os efeitos do refluxo

"Vale ressaltar que a doença precisa ser devidamente tratada e não bastam chás, antiácidos, protetores do estômago, etc. As medidas essenciais são: mastigar bem, não ingerir líquidos durante as refeições, perder peso, evitar tabagismo, comer fracionadamente e não se deitar imediatamente após as refeições. No mais, a reeducação alimentar com redução de gorduras e o acompanhamento médico são fundamentais, já que, em casos mais graves, a cirurgia pode ser a única salvação", complementa.

E claro que a atividade física também tem sua contribuição para o alívio desse mal. "A prática de exercícios tem efeito benéfico em indivíduos com refluxo gastroesofágico, devido ao aumento da contenção do esfíncteres esofagianos, impedindo retorno do conteúdo do estômago. Além disso, tem efeito benéfico na flora intestinal o que reduz a produção gases, trazendo a sensação de bem estar", encerra.Tudo isso aparece por conta da corrosão provocada pelos ácidos digestivos. Normalmente, são consequência da ingestão dos alimentos gordurosos, industrializados e picantes - considerados os grandes vilões para quem tem refluxo", aponta.

LINK DA ENTREVISTA COMPLETA: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/refluxo-como-o-exercicio-pode-ajudar-a-combater-a-condicao,3ffd87872b5ef62eef0278a8e7ab1275vn5xxvxl.html