top of page
  • Foto do escritorDr. Rodrigo Barbosa

Gastrite e Refluxo



Antes de responder essa simples pergunta, temos que entender o que é gastrite e o que é refluxo!

Gastrite é a inflamação do estomago  e tem muitas causas, as principais atualmente são excesso de álcool, tabagismo, estresse, “a bactérica” (H. pilory) e uso de medicamentos.  É muito comum vermos nossos familiares dizerem: “Ah, toma uma omeprazolzinho que passa!”.


Não é bem assim, os hábitos de vida ruim podem agravar a gastrite, retardar o esvaziamento do estomago e prejudicar o funcionamento do esôfago, culminando no refluxo, esse é um dos motivos de falarem tanto: “olha, mude sua alimentação”, “pare de fumar”, “pratique exercícios”...


Porém nem todo refluxo ou gastrite é causado somente por hábitos de vida ruim, existem muitas doenças que levam a essas doenças, como a hérnia de hiato esofágico, os refluxos alcalinos e muitas outras.


Por isso é fundamental sempre que houver sintomas graves (gosto ruim na boca constante, despertar noturno com dor na barriga, até mesmo dor no peito sem problemas no coração) procurar um gastrocirurgião, para que ele possa solicitar os exames adequados para definir o que está causando seu problema e descobrir se você precisa ou não cirurgia.


Agende uma consulta conosco e tire mais dúvidas.


Veja alguns vídeos do Dr. Rodrigo Barbosa falando sobre o tema.






190 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page