top of page
  • Foto do escritorDr. Rodrigo Barbosa

Fissura anal


A fissura anal, na maior parte das vezes é confundida com as hemorroidas, mas afinal, o que é isso?


A fissura é literalmente um corte no anus, que pode ser aguda (recente) ou crônica (que não cicatrizou da maneira correta). Dentre as principais causas estão diarreia e constipação crônica, sexo anal (com lubrificação inapropriada), parto normal e outras.


O que eu sinto? No início, dor contínua, principalmente ao evacuar (uma dor tão intensa que alguns dizem que se espalha para as pernas, para barriga), sangramento, coceira e incomodo constante anal.


As fissuras agudas podem ser tratadas de muitas formas afim que seja evitado que elas se tornem crônicas, ou seja, que o corte se torne um problema real, porém para escolher o tipo de tratamento é necessário o diagnóstico apropriadoe entender o que levou a esse problema.


O maior vilão das fissuras além da causa mal resolvida, é o tratamento inapropriado, pois a maior parte dos pacientes buscam pomadas em farmácias, acreditando trata-se de uma hemorroida, e certos medicamentos podem fazer mal a sua fissura, agravando o caso.


E afinal qual o problema das fissuras crônicas? Elas usualmente não curam somente com medicação, e precisam de cirurgia!  Então, sem muitas dicas de como melhorar delas, procure um médico!


Não passe pomada, passe em consulta!

448 visualizações1 comentário
bottom of page