top of page
  • Foto do escritorDr. Rodrigo Barbosa

Clima seco: 8 alimentos para aliviar o desconforto


Não basta beber dois litros de água por dia para driblar as consequências do clima seco no organismo, também é preciso cuidar da alimentação


O inverno é uma das estações com mais desafios para a imunidade. Isso porque, além das baixas temperaturas, esta época do ano também tem o clima seco como uma de suas principais características. Essa combinação aumenta naturalmente os casos de gripes e resfriados - principalmente no contexto pós-pandemia. 


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para o organismo humano é que a umidade do ar seja superior a 60%, o que não é uma realidade durante grande parte do inverno. Porém, é possível driblar o problema através da alimentação, explica o cirurgião do aparelho digestivo Dr. Rodrigo Barbosa.


Você pode até achar que consumir dois litros de água basta para contornar o desconforto do clima seco, mas isso é um erro, afirma o especialista. "A real quantidade de consumo ao dia varia de acordo com alguns padrões individuais. Além disso, não adianta encher a barriga de água junto com as refeições", alerta.


Isso porque a ingestão de água deve ser feita entre os intervalos e nunca durante para não comprometer a absorção dos nutrientes. O recomendado, conforme o cirurgião do aparelho digestivo, é aumentar ainda o consumo de bons alimentos ricos em água.







6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page