top of page
  • Foto do escritorDr. Rodrigo Barbosa

Adoçantes podem fazer mal ao intestino, diz cirurgião do aparelho digestivo




Segundo a nova diretriz da OMS, médico afirma que as substâncias contidas nos adoçantes podem interferir no trabalho de bactérias essenciais à digestão


O cirurgião do aparelho digestivo Dr. Rodrigo Barbosa recomenda não usar adoçantes artificiais, como aspartame, sucralose e sacarina, já que esses podem alterar a atuação de bactérias presentes no intestino humano, prejudicando o processo de digestão. “O consumo de adoçantes artificiais afeta negativamente a atividade microbiana intestinal, o que pode causar amplos problemas de saúde”, alerta.

Quando sentimos um sabor doce, ele é automaticamente relacionado com alta caloria por meio de um sinal químico enviado pelo cérebro, fazendo com que o estômago se prepare para produzir enzimas digestivas. Mas em razão de o adoçante não conter caloria, ao chegar ao estômago, não há o que ser digerido.

Dentre as consequências, pode-se contrair gastrite e úlcera devido aos ácidos não utilizados pelo corpo. “Quando se usa em grande quantidade, há agressão à mucosa gástrica”. Para o médico, o adoçante mais recomendável são os mais naturais como estévia, mas sempre em quantidade controlada.

O tipo estévia, adoçante natural extraído de uma planta, apesar de não agradar o paladar de todos, é hoje tido como um dos adoçantes mais seguros por não alterar o índice glicêmico e ser totalmente absorvido.



13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page